Rolamentos Nachi

A preservação da motocicleta em bom estado depende de uma condução tranquila, que evite as irregularidades do terreno e as condições climáticas adversas. Essa recomendação geralmente é feita pelas montadoras e mecânicos, mas nem sempre pode ser obedecida ao pé da letra no cotidiano do trânsito. É que muitas vezes o piloto não tem como desviar de buracos nem evitar as calçadas e morros ou escapar daquela enchente imprevisível. Se você passar por situações como essas, é bom ficar atento a ruídos e folgas, não apenas no sistema de rodas e pneus, como também na suspensão e na caixa de direção. Nesse sentido, os rolamentos merecem uma atenção especial devido à sobrecarga a que foram submetidos, além da possível presença de água acumulada.
De acordo com o gerente de vendas da Nachi Brasil, Anderson Santos, os rolamentos mais sujeitos ao desgaste prematuro ou quebras em condições severas são os aplicados nos conjuntos de roda dianteira e traseira, conhecidos como radiais de esferas. “Historicamente, estas são as partes que mais sofrem com o uso diário, uma vez que estão expostas a diversos tipos de terrenos, à variação de temperatura, vibração excessiva e à contaminação por agentes externos como pó, terra e água, bem como outros tipos de “agressões.”
Para não fugir à regra, Anderson recomenda ao motociclista que pilote com “sabedoria e cuidado” e não deixe de trocar os componentes avariados ao constatar irregularidades. “A motocicleta é um meio de transporte com características especiais, proporcionando rapidez e versatilidade no trânsito, por isso tem que estar com sua força máxima no momento preciso.

Produtos de primeira linha
O gerente recomenda ainda que o usuário exija produtos de primeira qualidade na hora da troca, ao argumentar que isso proporciona segurança e mantém o veículo longe da oficina por muito mais tempo. “Utilizar rolamentos de procedência desconhecida é perigoso, pois pode causar aborrecimentos que vão desde uma simples quebra prematura até acidentes graves, notadamente quando aplicados em pontos críticos como rodas, caixa de direção e virabrequim. Segundo ele, é cada vez mais frequente a ocorrência de problemas causados pelo uso de componentes de baixa qualidade, que procuram conquistar o consumidor com falsa promessa de preços mais em conta.
Anderson acrescenta que a Nachi vem tomando todas as providências cabíveis para coibir o comércio ilegal e de produtos de procedência duvidosa, mas também considera importante que os lojistas, mecânicos e consumidores fiquem atentos quanto à possibilidade de fraude. “Recomendamos que antes da compra o usuário procure identificar, junto ao fabricante da motocicleta ou da concessionária, qual é a especificação correta do rolamento a ser substituído”, diz. “É fundamental que a compra só seja realizada se o produto estiver devidamente embalado, sem sinais de violação nos lacres das embalagens.” Anderson recomenda que só sejam adquiridos produtos de distribuidores autorizados, que, segundo ele, são a maior garantia de idoneidade. “Em caso de dúvidas, o lojista ou o aplicador deve entrar em contado com o departamento comercial da Nachi para melhores orientações”.
Aplicação
Quanto à aplicação, ele orienta o mecânico a conferir atentamente a identificação do rolamento antes de iniciar a substituição, inclusive os prefixos e sufixos. “É comum que surjam números parecidos, porém com características diferentes. Por isso, a atenção deve ser redobrada." Ele alerta que os rolamentos devem ser manuseados com o máximo cuidado, evitando quedas, riscos na superfície ou qualquer tipo de impacto. “Os rolamentos só devem ser retirados da embalagem no momento de sua montagem na motocicleta e jamais devem ser deixados expostos à umidade, poeira, solventes ou outros fatores que possam comprometer sua integridade."
Anderson recomenda que o mecânico mantenha o local de trabalho sempre limpo, separando com antecedência as ferramentas a serem utilizadas.
“É importante utilizar luvas, para evitar a oxidação provocada pelo contato manual, assim como evitar pancadas nos anéis, pois essa prática pode ocasionar trincas, amassamento da gaiola e desalinhamento entre anel interno e externo.” O profissional realça ainda que a Nachi fornece rolamentos diretamente às maiores montadoras do país, como a Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki, com o mesmo padrão de qualidade que o consumidor encontra nas lojas. “O nível de exigência dessas empresas é proporcional ao zelo que elas têm pela marca e pela satisfação do motociclista, seu maior patrimônio."
 
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