< VOLTAR
  Energia Eólica
  A Schaeffler, que reúne as marcas INA, FAG e LuK, estabeleceu uma novo Padrão de Qualidade Assegurada para Energia Eólica (Wind Power Standard - WPOS) em seus rolamentos para aplicações de energia eólica das marcas INA e FAG. O padrão atende à crescente demanda por confiabilidade em componentes e turbinas no setor de energia eólica.

Este novo padrão para produtos e processos mostra que a Schaeffler está assegurando qualidade e confiabilidade que já oferece com sucesso às indústrias automotiva e aeroespacial. Futuramente, os produtos correspondentes serão rotulados com a designação WPOS. No inicio de 2014, todos os rolamentos para aplicações em energia eólica serão enquadrados neste novo padrão.

Turbinas eólicas rentáveis precisam de componentes confiáveis. Neste setor, os mancais de rolamento têm um papel fundamental. A demanda em termos de confiabilidade de componentes, tanto para turbinas onshore como offshore cresceu consideravelmente nos últimos anos. A evolução de turbinas eólicas para máquinas multi-megawatt acarreta forças e momentos elevados, que submetem os componentes a cargas cada vez maiores. Ao mesmo tempo, as paradas e os trabalhos de manutenção imprevista geram aumento de custos, especialmente no caso das turbinas offshore.

Rotulagem de produtos e auditorias internas
"O Wind Power Standard da Schaeffler é um abrangente conceito desenvolvido pela empresa, que aumenta ainda mais a confiabilidade dos mancais de rolamento em turbinas eólicas. Este novo padrão de qualidade inclui todos os produtos e processos que são essenciais para o setor de energia eólica," diz Dr. Volker Maier, Diretor de Desenvolvimento de Mercado e Key Account da Unidade de Negócio Energia Eólica na Schaeffler. Os produtos relevantes serão rotulados com a designação WPOS. Auditorias internas monitoram a conformidade com estritas especificações de qualidade que se aplicam a todas as equipes internas de projeto e desenvolvimento, bem como a todas as localidades de manufatura no mundo, que projetam e fabricam rolamentos para turbinas eólicas.

Processos específicos de energia eólica para toda a cadeia de suprimentos (supply chain)
Para assegurar a implementação destes altos padrões, a Schaeffler utiliza processos coordenados e transparentes em estreita colaboração com seus clientes e fornecedores, além de manter uma estrutura definida de gestão de modificações, rigoroso monitoramento de qualidade e documentação abrangente. O desenvolvimento seletivo de fornecedores garante o mais alto nível de qualidade possível desde o início, por exemplo, em termos da qualidade do aço utilizado.

Para tanto, a Schaeffler desenvolveu e definiu especificações de material especiais para este fim, que asseguram níveis particularmente altos de pureza e a qualidade dos materiais utilizados. O processo de projeto envolve o desenvolvimento de produto em conjunto com os clientes e inclui consultoria para a seleção do tipo correto de rolamento, o ajuste do rolamento às condições ambientais, a execução do rolamento considerando os requisitos WPOS e o cálculo de vida útil, pressão de contato superficial e capacidade estática do rolamento.

Além do mais, o avanço no desenvolvimento do programa de cálculo de rolamentos Bearinx®, permite à Schaeffler levar em consideração a deformação das peças adjacentes ao rolamento em todos os casos de carga, o que vai além do escopo dos cálculos de elementos finitos convencionais. O processo de fabricação subsequente começa depois da definição dos processos e seu congelamento (process freeze). Cem por cento de inspeções de todas as características críticas para a função e auditorias internas formam a base de um rigoroso monitoramento de qualidade.

Muitos anos de experiência
Além dos muitos anos de experiência e a abrangente expertise em sistemas dos especialistas da Schaeffler, avançados programas de cálculo e simulação asseguram uma aplicação otimizada de rolamentos para turbinas eólicas. O sistema como um todo é levado em consideração, desde um simples mancal de rolamento e seus componentes, passando pela sua construção adjacente, até todo o sistema de transmissão de força, que é modelado e otimizado mediante programas de simulação multicorpo desenvolvidos internamente.

Com sua bancada de testes ASTRAIOS para rolamentos de grandes dimensões, a Schaeffler oferece instalações únicas de teste, especialmente para rolamentos de rotor e rolamentos de giro com um diâmetro externo de até 3,5 metros.

Estes requisitos de produtos e processos são complementados por uma ampla gama de serviços e produtos do Aftermarket Industrial da Schaeffler para Monitoramento de Condições, por exemplo, monitoramento e diagnóstico remoto, medições off-line, endoscopia, termografia e medição de torque. Isto significa que os custos de manutenção podem ser reduzidos e a disponibilidade das turbinas eólicas pode ser aumentada.

A Schaeffler apresentará sua gama de mancais de rolamento e de deslizamento, de serviços de Engenharia e serviços para aplicações em energia eólica na feira Brazil Windpower, no Rio de Janeiro de 29 a 31 de agosto, no estande 15/16, e na feira HUSUM WindEnergy 2012, de 18 a 22 de setembro, na Ala 3, estande 3F19.

Para saber mais sobre o assunto, visite http://windpower.schaeffler.com e assista a uma apresentação sobre a gama de produtos e serviços Schaeffler para aplicações em energia eólica.